quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PROJETO CONSOLAÇÃO

"Transforme o nosso luto em alegria
e as nossas dores em bem-estar" (Est 4,17hh)
Como responder a dor de mulheres cujos filhos foram assassinados?
Hoje, no dia do aniversário de nascimento do meu filho Junior, inauguro oficialmente esse blog. Ele é um espaço onde muitas famílias de vítimas da morte violenta possam desabafar e articular a sua dor, transformando-a em força. Que nosso luto se torne luta pelos direitos humanos e pela paz que brota da justiça (Is 32,17 – Campanha da Fraternidade 2009, o ano durante o qual o meu filho foi assassinado). Junto com o blog começa o Projeto Consolação. Ele é uma iniciativa das Irmãs Missionárias Médicas de Maria, uma comunidade religiosa inserida no Nordeste de Amaralina, Salvador/Bahia. Ele tem a função de trabalhar com as famílias sofridas, oferecendo-lhes um espaço de escuta e apoio. Queremos acompanhar as mães e suas famílias no seu processo de assimilar a perda.
Como responder à dor de mulheres cujos filhos foram assassinados?
As estatísticas mostram um alto índice de homicídios: durante os últimos 12 anos, quase 12.000 pessoas perderam a sua vida por causa da violência urbana. Como pensar saídas e construir juntos um projeto pastoral-missionário frente a essa violência? 
Que o Projeto Consolação possa espalhar esperança nos nossos bairros soteropolitanos. Convidamos a todos e todas a criar esta rede de solidariedade. Partilhem conosco as suas experiências dolorosas para que possamos transformar nossa cidade em espaço seguro e pacífico.


Projeto Consolação
Na Casa Consolação
Rua Alto do Capim, 34
Nordeste de Amaralina
41.905-290 Salvador/Bahia
E-mail: projetoconsolacao@yahoo.com.br

4 comentários:

  1. Tia...parabéns pela força e pelo Blog que com certeza irá apoiar outras famílias que passaram ou infelizmente passarão por situações parecidas. Apesar de não estar presente fisicamente no dia a dia, saiba que pode contar com meu apoio sempre. Um super beijo e se cuida!!!

    ResponderExcluir
  2. Consolação, escutar com o coração. Um sol consolador das famílias órfãs que no tempo certo aquece e abre o casulo para transformar a dor em saudade e o silêncio em ação, uma ação pacificadora.
    Sol que iluminará sempre o Projeto Consolação num voo pleno e sereno nas asas da borboleta, pois Deus, mãe e pai de todos, sempre mostrará o caminho da esperança.

    ResponderExcluir
  3. perdi meu filho de 18 anos por causa da policia mau preparada que temos nas ruas de Salvador tenho mais dois filhos um de 06 e uma menina de 11 anos e preciso me manter de pé pois eles precisam de mim hoje após 02 meses falo sobre o assunto chorando menos do que quando aconteceu o fato mas há dias que não consigo nem sair da cama.Com vc também foi assim?tô com medo de nunca mais ser feliz para meus 02 filhos que ficaram e esperam todos os dias por um sorriso meu e meu marido será que ele vai suportar me ver triste desse jeito sem o sorriso que eu dava sempre pra eles?tenho medo de não conseguir sorrir de verdade nunca mais.Meu sorriso tem sido de mentirinha pra ver se eles acreditam que eu estou bem,mas na verdade estou destruida por dentro.Há vezes que não dá pra disfarçar caio no choro em qualquer lugar,tenho medo de ir pra uma festinha de criança e lá dá uma crise de choro e estragar a festa dos outros,prefiro ficar em casa e se o choro vier ninguém o verá.como vc faz pra conviver no meio social sem chamar atenção com suas lágrimas me ensine preciso da sua ajuda.

    ResponderExcluir
  4. hoje é sábado um dia dificil pois nós ficavamos mais juntos hoje pois não teria aula pra ele e nem eu trabalho,mas Deus está controlando tudo lá de cima e cuida de nós.Continuo esperando um contato de Nadjane Macedo pra me ajudar a ounir os responsáveis pela morte do meu filho,mas a justiça um dia será feita com certeza.Meus filhos continuam esperando um sorriso meu,um abraço, beijos,mas aos pouquinhos eu vou conseguir voltar a ser a mãe de antes que gostava de fazer tortas doces lazanhas para todos comer feliz e sorrindo é o que peço a Deus todos os dias um recomeço uma vida nova mesmo sem o de 18 mas tenho o de 06 e a de 11 que precisam de mim,Deus está comigo,Ele cuida de mim ele cuida de nós.

    ResponderExcluir