segunda-feira, 28 de março de 2011

ESTÁ PRESENTE NO CORAÇÃO...

Acolhamos frases de mães que perderam os seus filhos e filhas por causa da violência. Todas as frases citam o coração como órgão da dor e do amor, da paz e do perdão, da fé e da esperança:




Teve um coração bom, ajudava todo mundo... 

Uma mãe disse: "Pelo coração que ele tinha, pela alegria que ele transmitia para a gente, a gente tem certeza que ele está na gloria de Deus. Deus já faz justiça de nos amparar, nos dá força e ser perseverante. Sou muito perseverante em Deus, em tudo. Primeiramente em Deus que me dê força para ser perseverante. Eu acredito em Deus. Deus mandou seu filho para nos salvar. Ele não mandou o seu filho à toa. Eu tenho muita fé em Deus. Por isso tenho muita perseverança na minha vida".
Essa mesma mãe pergunta: "Que coração é esse, que eles tiram a vida de um jovem inocente? Que mesmo que fosse envolvido, acho que ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém. Deus que deu a vida e só Deus tem o direito de a tirar". Outra mãe partilha: "Ele não se envolve com nada errada. Era uma pessoa boa, coração bom. Ajudava todo mundo. As crianças que pediam a ele, ele dava, ele dava às mãe, às famílias. Todo mundo ele ajudava. O que ele pudesse ajudar, ele ajudava".

O poder do consolo é forte
Tem uma mulher que francamente pergunta: "Uma pessoa que faz uma maldade dessa, você acha que tem Deus? Ela ainda lembra que Deus existe? Não lembra não. Eu estou errada? Há muitas famílias sofrendo, não é só eu que sofro. Tem muita gente sofrendo aí por causa disso tudo. Eu e outras e outras, sofremos".
Sua colega confirma a mesma inocência do próprio filho, também vítima de violência: "Não tinha envolvimento com nada errada. Não gostava de vingança, não gostava disso, não tinha arma ou revolver, não tinha nada, não se envolveu com nada. Não fumava, gostava muito de criança e ajudar às pessoa. No que ele precisava de ajudar. Isso, eu tenho Jesus no meu coração, graças a Deus, meu filho era um bom filho, um bom amigo para todo mundo, Deus e o mundo. Todo mundo fala bem do meu filho. Só deixou raiz boa, plantou raiz boa. Deixou um caminho aberto para mim, para minha família, todo mundo".
Tem uma mãe que fala da grande dor que sente: "Meu coração não está bem porque eu não esqueço dele em hora nenhuma. Não esqueço dele em hora nenhuma, nenhuma, nenhuma! Tenho as coisas dele que eu guardei, está guardado a roupa, tudo guardado. Eu não esqueço dele em hora nenhuma. A vontade que eu tenho, mandar fazer um retrato. Mas ainda falta o dinheiro".

Coração feito de sementes
Mais uma mãe intercede: "Deus perdoe os pecado de todos, perdoe. Um dia - Jesus tocar o coração desse que isso fez, pois não sei quem foi".
Sua colega também faz uma prece: "Agradeço a Deus que Deus me dê muita força, para poder enfrentar. Queria que alguém lavasse o coração daqueles que matam, que tirasse o ódio, tirasse o rancor!"
Uma mãe resume tudo numa frase só: "Eu não sei não. Me corta a natureza, o coração".
A sua amiga que passa pela mesma dor nos encoraja: "Eu tenho fé no meu coração. Que um dia nós vamos ter uma paz. Nós vamos ter uma paz".
Uma mulher jovem perdeu seu filho brutalmente e inocentemente, nos diz: "Ele não sai da minha cabeça não, filha. De jeito nenhum. Aquela dor pesada no coração! Mas Deus vê a lágrima descer".
Tem uma mãe que perdeu dois filhos: "Espero que não aconteça mais. Porque é demais já. Perder dois assim é demais" Só o coração para suportar! Fazer o que? Tem hora que a gente se lembra. Tem hora que vou disfarçando para não me cansar lembrando e lembrando. Tem que se conformar. Não tem jeito. Ninguém sabe quem foi. E se a gente souber, não pode fazer nada! Para viver em um sufoco deste, precisa ter coração para suportar, né".

Coração é terra que ninguém vai
Uma mãe se lembra: "Que é um sorriso que sai dentro do coração dele".
E para terminar com as citações sobre o coração, uma mãe fala da esperança: "Dá para falar da esperança, dá sim! Eu sempre peço a Deus, 'Toca no coração de cada um deles, Senhor, que ele seja tocado pelo teu amor, Pai Santo.' Mas que há muita esperança, há. Que há muita esperança há. A esperança é tudo para mim na vida! E pensar assim: nossos filhos estão presentes a nós. Só isso. Está presente no coração. Está presente no coração. Não vai sair nunca. Não sai. Um dia nós vamos estar juntos mais".
Entre muitas mães, uma nos diz: "Isso eu quero dizer: é uma dor que a gente nunca se esquece. Mas o poder do consolo é forte. Tem que aquentar, sim. As pessoas vêem por fora, mas não vêem por dentro. O coração é terra que ninguém vai. No coração a gente não esquece!"
Observação: colaboração P.C., a publicação das frases acima citadas foram autorizadas pelas próprias mães. Agradecemos pelo testemunho delas.

3 comentários:

  1. Queridas amigas!

    De fato, cada mãe é um testemunho de vida e mães como vocês são sinais do amor pleno de Deus por todos os seus filhos. A alegria de conhecer o projeto consolação foi muito grande, é um momento que guardarei para sempre. Espero que a reportagem que fizemos revele pelo menos um pouco da riqueza que vocês possuem. Só posso desejar muita força e confiança a cada uma de vocês. Mulheres fortes! Mulheres de luta!
    Um abraço,

    Patrícia Luz - Jornal São Salvador
    pascomsalvador.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Às preciosas!
    Amor. Quando falamos nele, quase sempre, fazemos isso expressando a satisfação de senti-lo. Satisfação de senti-lo por está diante da pessoa amada. E está diante da pessoa amada é está diante do próprio amor. Mas a pessoa amada não está mais aqui. Como fica a satisfação? Como fica o amor? Como fica a satisfação de amar, a pessoa amada? Nos depoimentos, muito das expressões de dor decorre da insatisfação de não poder está diante de quem se amar. Doe, doe muito, doe por não poder estar diante dela. Mas o amor, de outrora, que era satisfação, não é sofrimento. Ele e ela não estão mais aqui. Ficou um vazio, ficou a dor. Contudo, ficou o amor. A perda da pessoa amada doe, mas o amor que se sente por ela consola. Pensar na pessoa amada doe, mas o amor que se sente por ela conforta. Falar na pessoa amada doe, mas o amor que se sente por ela conforma. Assim, quando falamos na pessoa amada, quase sempre, fazemos isso expressando a satisfação de ama-la. Satisfação de ama-la mesmo não estando diante dela. E mesmo não estando diante dela, estamos diante do próprio amor.
    Este espaço de fala da perda, da dor e do sofrimento, tem sido, igualmente, um autêntico espaço de expressão de amor.

    Pedro
    Sociólogo - UFBA

    ResponderExcluir
  3. Queremos agradecer pelas duas postagens acima. Como é bom ler palavras de reflexão tão profunda e de solidariedade. Sim, este espaço do blog se mostra como um espaço seguro de falar da dor e gerar a esperança. Muito obrigada a vocês!

    ResponderExcluir