domingo, 3 de abril de 2011

PRIMEIROS PASSOS DA COMPAIXÃO: PARAR, ESCUTAR E OLHAR

PARAR
A comunidade fortalece as nossas mulheres sofridas. O papel da comunidade é promover um espaço onde nós sejamos alimentadas na nossa espearança. Uma das mães que perdeu seu filho nos diz: "Eu achava que nunca mais eu ia sorrir. Mas, graças a Deus, estou conseguindo sorrir por causa desta fé que eu tenho em Deus. Mesmo que a gente anda pelo vale da sombra da morte, este Salmo 23 ('O Senhor é o meu Pastor') me fortalece. E claro, a comunidade é importante. Então, esta fé dos meus irmãos, dos grupos, das religiosas foi uma bênção na vida - não só da minha família, mas de todas as famílias". A comunidade é um sinal do Reino de Deus. Nela, age a força do Espírito, trazendo uma nova criação frente à luta de resistência contra a condição da morte da humanidade. A comunidade unida e em solidariedade com as mães sofridas e as suas famílias, está a serviço do Reino de Deus que está por vir. O grito de Jesus na cruz é o grito de alguém abandonado por Deus, que de sua parte jamais abandonará Deus. Deixamos bem claro: não importa a qual religião ou denominação cristã pertencemos.
ESCUTAR
O fazer da memória significa resistir, não ocultar ou esquecer a violência. Não devemos esquecer a desumanidade cotidiana nos nossos bairros e becos. Não lembrar introduz uma cultura de ignorância. Ela nos paralisa para não sentir a dor da perda, para não perceber o horror da realidade e para não ir contra o sistema injusto e imposto ao pobres. Permitem-nos uma pergunta perante as vítimas inocentes e num ambiente de violência: Será que o mundo é capaz de sentir solidariedade? Será que nós somos capazes de sensibilizar o mundo ao sofrimento dos outros? Pedimos compaixão! Compaixão não é um sentimento de cima ou de fora, mas a percepção do sofrimento nas pessoas que perderam os seus entes queridos. Esta compaixão exige a preparação para uma mudança do olhar, aquela mudança do olhar. Enxergar de verdade como no evangelho de hoje (Jo 9). Para essa compaixão, servem os passos: parar, escutar e olhar. Compaixão é a capacidade de partilhar o sofrimento do outro. Com efeito, o mais terrível do sofrimento não é tanto o sofrimento em si, mas a solidão nele, sem uma mão que se estende para ajudar, sem um ombro que se oferece para apoiar.
OLHAR

Percebemos que o espaço público atual favorece uma cultura do esquecimento do sofrimento. Contudo, a construção de um mundo melhor será possível a partir do combate à cultura do esquecimento. A compaixão para com as vítimas traz cura às feridas. Precisamos uma mística de olhos abertos, que vai ao encontro dos que mais sofrem, para assim estar mais sensível ao sofrimento das pessoas. O primeiro olhar de Jesus, assim pensamos, sempre se dirigiu ao sofrimento dos outros. Jesus viveu e ensinou uma mística de olhos abertos, comprometida com o sofrimento nosso.
Observação: colaboração P.C.

2 comentários:

  1. Nunca tinha pensado nesta dinámica da compaixão. Lendo o texto me faz acreditar que é possível aprender a ter compaixão. Os três passos sugeridos são claros. Não são simples, mas com paciência, chegamos lá! Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. PARAR, ESCUTAR E OLHAR. Passos que nos remete ao acolhimento, a hospitalidade do coração A COMPAIXÃO
    Enquanto "você e eu" não aceitarmos outras reças, outros grupos, outras culturas e olhar o inimigo como semelhante, haverá racismo,preconceito, guerras e tantas outras violencias.
    Que o Espirito Santo soprado em nós, ainda no ventre de nossas mães, nos mostre o caminho da COMPAIXÃO

    ResponderExcluir