domingo, 22 de maio de 2011

INAUGURAÇÃO DA SEDE DO PROJETO CONSOLAÇÃO


Adalberto de Souza Lopes, L.S.S. e Pe. Paulo Nunes
Na tarde do dia 21 de maio, inaugurou-se oficiamente a sede do Projeto Consolação no Nordeste de Amaralina, Salvador/Bahia. A participação de muitas mães, pais e familiares de vítimas de morte violenta, como também representantes de Pastorais, ONGs e movimentos sociais alegrou toda equipe do Projeto Consolação. A tarde começou com uma calorosa acolhida.
Houve uma apresentação do Projeto Consolação como também um depoimento e partilhas apoiadoras dos membros da mesa. Padre Paulo Nunes abençoou solenemente a Casa Consolação. Após da programação oficial, um banquete de doces e salgados, como também o bolo com o logomarca do Projeto nos esperou. Que essa iniciativa do Projeto Consolação possa justamente pairar sobre a dor das famílias atingidas pela violência e acalmar o caos que a morte violenta traz na vida de famílias inteiras, igual ao Espírito de Deus (Gn 1).  

Bênção solene da Casa Consolação
 Com esse início, quebramos o silêncio, lembramo-nos dos queridos filhos e filhas cujas vidas foram interrompidas de uma maneira trágica. Com essa tarde paramos de negar a dor e admitimos a nós mesmos(as) e à sociedade que a morte violenta dói muito. A mudança que veio à vida das famílias foi provocada não por felicidade ou por um processo natural, mas se aproximou bruscamente.  A vida desde dessas perdas inesperadas nunca mais foi a mesma. Mudou completamente, pois tirou uma pessoa querida do nosso meio e todos nós temos alguém na mente, no coração.
O Projeto Consolação deseja justamente afirmar a esperança que temos dentro de nós. Esperança não é ilusão, esperança reina no meio da escuridão, e sim, nasce igual ao sol à meia-noite, quando o céu parece escuro. Lembramo-nos dos queridos filhos e filhas, igual às estrelas no céu. Vão nos guiar, vão ser luz para o nosso caminho. O Projeto Consolação agradeceu pela presença de cada uma e cada um que são os seus parceiros.

Círculo de oração, inaugurando
e abençoando a Casa Consolação
Afirmou-lhes que o recurso principal do Projeto Consolação são esses parceiros, pois o conduzem pelos becos e ruelas, ajudam promover a missão em contextos de violência e entre toda população, e participam através da partilha, seja com os dons artísticos, seja com a oração e qualquer outro tipo de apoio. O que une todos e todas nós é a experiência de feridas profundas. Ferida da perda que traz consigo injustiça, indignação, solidão, questionamentos, sofrimento, e tudo e muito mais. Parece um paradoxo e um mistério que o Projeto Consolação nasce a partir de uma ferida, mas acreditamos que ele se baseia na esperança que possamos fazer algo, que possamos consolar em ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário