terça-feira, 17 de maio de 2011

PROJETO CONSOLAÇÃO E A INCLUSÃO SOCIAL

Cartaz do curso/oficina
Durante os dias 13 a 15 de maio, em Salvador, o Projeto Consolação participou na oficina "Inclusão social: Autenticidade da Espiritualidade cristã" com o facilitador Pe. Carlos Rafael Cabarrús, SJ (Guatemala), licenciado em filosofia e teologia, doutor em antropologia cultural, e formado tanto no campo da espiritualidade como na orientação psicoterapêutica. Publicou várias obras na área da antropologia cultural e, principalmente, na da espiritualidade. Entre elas, podemos destacar: "Rezar o próprio sonho" e "Crescer bebendo do próprio poço". Os três dias trouxeram palestras sobre a inclusão do "esquecido" na análise e na ação sociopolítica. Falou-se da inclusão da pessoa plena e da formação da liderança, como também da inclusão dos "sem poder" na ação transformadora, humana e social a partir da proposta de Jesus.
MUSICAP durante a abertura do curso/oficina
Itânia Neri nos conta: "Já a abertura nos indicou a inclusão social: o grupo MUSICAP formado por pessoas com deficiência visual nos presenteou com a sua arte. A questão do toque é importante como nos diz Pe. Cabarrús, tocando e sendo tocado. A questão da liderança e cuidar das próprias feridas são aspetos importantes: pois um líder ferido pode ferir e prejudicar o grupo se não tem consciência da própria necessidade de cura. É preciso primeiro curar as nossas feridas sem enfeitar ou camuflar as mágoas. É necessário não julgar, porém observar no excluído e ferido as qualidades e capacidades humanas de amar e ser amado. É necessário ver a sua honestidade, o seu potencial de se reintegrar, voltar a ser um sujeito igual, consciente e instintivamente parte da família, da comunidade e do mundo. O curso tem muito a ver com o Projeto Consolação pois trabalha com pessoas feridas como estrutura única mas dependente de outras estruturas, tipo família, sociedade, etc. Nestes anos todos temos participado muito em dias de formação sobre liderança, autoconhecimento, valores fundamentais da vida com autenticidade e espiritualidade cristã".
Rita Silva Nascimento, AMMM, e Pe. Cabarrús, SJ
Rita Silva Nascimento: “É justamente que o Projeto Consolação nos traz, buscando a cura da pessoa e trazendo o bem-estar. Não procuramos sangrar mais a ferida, mas tentamos cicatrizá-la. Quero trazer as pessoas excluídas para participarem na sociedade, trazendo conforto para todas as famílias que são esquecidas nas comunidades mais carentes”. Rita ainda nos conta: “Na espiritualidade temos que estar sempre equilibrado, não fazendo diferença de pessoa ou lugar. Se Deus é Pai e Mãe, a mulher e homem geram a vida. Jesus tem paixão pelo outro do coração às entranhas. Jesus foi humanamente corporal, tocando, curando e estando perto, anunciando o Reino de Amor. Jesus não era um leigo perdido, ele tinha uma espiritualidade na terra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário