terça-feira, 3 de maio de 2011

Participação do Projeto Consolação no Seminário "Não à violência doméstica"

Lia Diskin, palestrante no seminário
"Não à violência doméstica"
Realizou-se no Bairro Rio Vermelho em Salvador no dia 21 de Abril, um seminário contra a violência domestica. Três pessoas da Equipe do Projeto Consolação representaram o Projeto. Foi uma experiência muito enriquecedora. Ela terá efeitos para todas da equipe desde que estamos trabalhando com uma população que sofreu diretamente a violência. Esta violência é consequência de um sistema que oprime e não dar oportunidades para a juventude. Estamos vivendo numa época da competição especialmente no campo de trabalho. Professora Lia Diskin do Instituto Palas Athena ajuda de modo particular nos países latino-americanos a refletir sobre uma cultura de paz. Nos conduziu a uma bela reflexão a respeito das raízes e motivos de tanta violência. Ela nos fez refletir sobre a rotulação em que a sociedade faz em relação a lugares em que a violência tem um nível mais elevado. Ela hostilizou os dizeres: “Este lugar é violento! “Este jovem é marginal!” Dizendo ela: "Este lugar está com uma onda de violência!" E ela continuou: "Este jovem não é marginal, mas está marginalizado. Ela falou “Paz é uma vocação para cultivar os direitos humanos e um chamado a recuperar aquilo que foi esquecido e deixado a parte.”
Gandhi - o grande propulsor da paz
O inicio de uma cultura de paz começa por cada indivíduo. Começa por uma era em que haja um olhar de misericórdia para os que estão sofrendo a violência por falta dos direitos básicos de sobrevivência.  Ficou claro que todo ser humano é bom se ele/ela sabe reconhecer a dor do outro e reverencia-lo na sua totalidade. Assim como no Jardim do Éden ninguém nasce violento, somos criados e criadas para cuidar uma/um do/a outra/outra e da comunidade de vida. Porém a negligência desta  missão e colaboração rege a uma angústia e dor que gera no indivíduo um sentimento de isolamento e este resulta em atos de violência. Assim faço das palavras do grande propulsor da paz, Gandhi, as minhas: “ A paz não é a ausência de conflitos, mas a resposta não-violenta a estes”. Pois acredito eu que todo ser humano nasceu para relacionar-se e respeitar-se sendo um para o outro motivo de alegria, guiados por habilidade na crença do perdão e entendimento assim uma cultura de paz se torna possível e visível.
Observação: Colaboração - Nilza Santos

2 comentários:

  1. Somos o que aprendemos. Se Amor aprendo, Amor vou dar, com Amor vou viver e comviver. Somos seres dependentes desse Amor.

    AMAR " Amar é um anseio biológico que nos faz aceitar o outro ao nosso lado sem razão, com todas as suas difernças, sem exigência, pois se não lhe negariamos a responsabilidade" Maturama
    Valeu Nilza

    ResponderExcluir
  2. Un abrazo en el Amor de Nuestro Señor Jesucristo y de Nuestra Madre Santísima, es muy interesante la pagina, cuento que acá en Panamá necesitamos una pagina parecida a la de ustedes es una buena idea, imaginate que solo en el mes de abril hubieron 15 mujeres asesinadas por sus ex maridos, todo por celos o porque el hombre no acepta que que la mujer lo deje por maltrato familiar, psicológico, verbal, etc.; la situación es bien delicada están tratando de cambiar alguna leyes pero están demorando, ya la mujer no le sirve una boleta que dan las autoridades para alejar al exesposo a ellos les importa muy poco y de todos modos se acercan y lastima a la mujer hasta llegar al punto de matarla y las autoridades son advertida pero no hacen nada y los medios han hecho campaña pero nada sigue la violencia.
    Espero que todo siga muy bien y apoyen a las familia que son maltratada y en especial por aquellos hombres que no tienen conciencia.
    Un abrazo saludos.

    ResponderExcluir